Creches | Bolsas Sociais

Ano Educativo 2014/15

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais em parceria com as Juntas de Freguesia do Concelho e com a colaboração de creches da rede privada.

Creches - Bolsas Sociais

No sentido de dar resposta às famílias de baixos recursos que não conseguiram encontrar lugar nas creches da rede solidária do concelho de Cascais para as suas crianças, a Câmara Municipal de Cascais em parceria com as Juntas de Freguesia do Concelho de Cascais, com a colaboração de creches da rede privada promovem de novo para o ano educativo 2014/2015 a iniciativa de criar Bolsas Sociais para lugares de Creche.

Estas Bolsas destinam-se a apoiar agregados familiares de baixos recursos financeiros para poderem inscrever crianças em creches da rede privada da sua área de residência que tenham aderido a esta iniciativa. Os valores das Bolsas Sociais foram diferenciados de acordo com o escalão do Abono de Família dos respetivos agregados, assumindo os seguintes valores mensais:

• Agregado familiar no 1º escalão do Abono de Família: Subsídio mensal no valor até um máximo de 170€;
  • Agregado familiar no 2º escalão do Abono de Família: Subsídio mensal no valor até um máximo de 130€;
  • Agregado familiar no 3º escalão do Abono de Família: Subsídio mensal no valor até um máximo de 70€;

A Câmara Municipal de Cascais assegura financeiramente as bolsas sociais, cujo valor é  transferido pelas Juntas de Freguesia às creches aderentes. As Juntas de Freguesia asseguram, ainda, o processo de recolha e seleção das candidaturas. As creches aderentes disponibilizam-se a garantir lugares de creches com mensalidades solidariamente reduzidas (o valor das mensalidades varia de acordo com as creches, mas não pode exceder o valor de 280€/mês com alimentação incluída). As famílias que beneficiarem destas bolsas sociais, comprometem-se a pagar o diferencial entre o montante da bolsa e o valor da mensalidade estipulada.

Para mais informações consulte os documentos anexos e dirija-se à Junta de Freguesia da sua área de residência.

As candidaturas para o ano educativo de 2014/2015 decorrerão de 2 a 30 de Junho de 2014.

Documentos: