Pequenos hábitos que ajudam a poupar água e eletricidade

Hoje em dia existe uma grande consciencialização sobre a importância de se poupar água e energia para cuidar do meio ambiente. Com as ações diárias e as decisões que tomamos em cada casa, em cada país e em todo o mundo, é possível fazer a diferença.

É claro que poupar água e energia também se traduz numa poupança de dinheiro, pois à medida que o consumo de ambos diminui, isso vai-se refletindo nas contas que nos chegam todos os meses.

Assim, deixamos algumas dicas para melhorar as suas práticas de poupança em casa, ajudando a reduzir as contas de água e energia.

Conselhos para se poupar eletricidade

  1. Aproveite a luz natural. Sempre que possível, vale a pena aproveitar a luz natural, principalmente na primavera e no verão, quando os dias são mais longos. Escolha persianas ou cortinas que permitam a passagem da luz para evitar que as divisões da casa fiquem muito escuras levando ao uso da iluminação.
  2. Desconecte os aparelhos elétricos e diga adeus ao modo stand-by. Alguns aparelhos que permanecem ligados mesmo não estando a não serem utilizados, gastam energia. Estes aparelhos são denominados por “consumo fantasma”, e podem causar um incremento de 10% na sua conta de energia.
  3. Para quando for necessário acender a luz, use lâmpadas economizadoras de energia ou LED, pois, além de poupar, são mais úteis quando se trata de obter aquele tom de luz mais quente ou mais frio que cada área da casa precisa.
  4. Se possível, use o micro-ondas em vez do forno, pois consome 60% menos energia. Se utilizar o forno, aproveite o calor residual para terminar a cozedura do prato que está a fazer. Também pode cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo no forno sem que se misture odores ou sabores.
  5. Escolha eletrodomésticos da classe A, pois consomem menos recursos e são mais eficientes. Apesar do seu preço ser mais alto, a poupança de energia que geram compensa.
  6. Reveja o isolamento. Mesmo medidas simples, como colocar cortinas e tapetes no inverno e evitar fugas de ar de janelas e portas, somam até 25% de poupança no aquecimento em climas frios, evitando por exemplo, o uso do ar condicionado.
  7. Entenda melhor a sua conta de energia. Em que horas é que se consome mais energia? A sua tarifa de energia atende às suas necessidades atuais ou existe outra mais adequada? A potência elétrica contratada que tem é a ideal? revisão da sua fatura também permite detectar se há algum tipo de ineficiência na sua instalação

Dicas para poupar  água

Há também pequenos gestos que podem ajudar-nos a poupar água, mantendo o conforto em casa e contribuindo para um consumo mais sustentável para cada um de nós.

  1. Melhor optar por um duche ao invés de um banho de imersão. Num banho, em média, são consumidas quatro vezes menos água e energia do que se tomar duche.
  2. Racionalizar o consumo de água. Não deixe as torneiras abertas desnecessariamente (ao fazer a barba, escovar os dentes e ao lavar as mãos...).
  3. Repare as torneiras com fugas. Os pingos e fugas nas torneiras podem significar uma perda de 100 litros de água por mês, evite-os!
  4. Coloque os redutores de fluxo nas torneiras. Estes  funcionam como filtros que  convertem a água em gotículas fazendo que o fluxo pareça mais abundante.
  5. Aposte por torneiras de monomando. Se ainda tiver torneiras que separam a  água quente e fria, mude para uma torneira única.
  6. Para reduzir o consumo de água na sanita, uma boa alternativa é substituir o antigo mecanismo do autoclismo por um sistema de dupla descarga.

Sugestões para poupar água e energia

Sabia que a água quente sanitária é, depois do aquecimento, o segundo consumidor de energia das nossas casas com 25% do consumo total?

Para poupar água e energia:

  • Poupe entre 4 e 6% de energia com reguladores de temperatura com o termostato.
  • Uma temperatura entre 30ºC e 35ºC é suficiente para se sentir confortável na higiene pessoal, não aumente a temperatura desnecessariamente, já que isso permitirá poupar água quente.

Aproveite a energia solar

Os edifícios residenciais podem ser capazes de integrar sistemas de energia renovável para gerar água quente sanitária (energia solar térmica) ou eletricidade (energia solar fotovoltaica).

Estas fontes de energia são inesgotáveis ​​e gratuitas, e permitem poupar nas contas de energia ao transformar os edifícios residenciais nos seus  próprios 'produtores' de energia.

Para levar a cabo a instalação, não existe uma fórmula única, mas cada edifício necessita de um estudo particular, que permita identificar quais as soluções mais adequadas.

O uso das energias renováveis é uma aposta cada vez mais presente no nosso dia a dia, pois permite poupar energia ao mesmo tempo que se conserva o ambiente.