Natação pura

Publicado em CDA

  • Descrição do programa

    Professores:

    • Pedro Rodrigues (Licenciado em Educação Física)

    • Nuno Durão (Licenciado em Educação Física)

    • Sara Martins

    • Maria João Gerardo

    • Sofia Lopes

    • Marco Nunes

    • Tânia Pinto

    • Nuno Caria

    A natação desportiva insere-se dentro dos desportos aquáticos. O objectivo de uma competição de natação é determinar qual o nadador mais rápido. Existe uma série de regulamentos acerca das competições da natação. A regra básica separa o modo pelo qual o atleta ganha impulso na água em quatro estilos diferentes:

    • Crawl (lê-se cról) - em competições oficiais a modalidade crawl não existe, tem o nome de "Nado Livre", (freestyle) podendo este tipo de modalidade ser competida com qualquer nado. Como o crawl é o estilo potencialmente mais rápido, os nadadores geralmente escolhem;
    • Costas
    • Bruços/Peito
    • Borboleta/Mariposa (ou golfinho);
    • Medley - os quatros estilos de nado em sequência.

    A natação desportiva começou a tornar-se popular a partir do século XIX, e actualmente existem vários eventos desportivos, que envolvem provas de natação. As competições internacionais de natação são organizadas e regulamentadas pela FINA (Federação Internacional de Natação). Existem muito poucos desportos tão completos e ao alcance de tanta gente. Bebés, grávidas e idosos podem tirar proveito deste desporto aeróbico, de pouco impacto para os ossos. Qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou profissão, pode fazer natação sem problemas uma vez que a água é um meio muito benéfico para o corpo, relaxante, sem efeitos agressivos e favorece as funções orgânicas.

    Para além disso, a natação:

    • Reduz o risco de episódios cardiovasculares.Braçada após braçada, o coração torna-se mais forte, ganha músculo e perde a gordura que o rodeia, o que faz com que consiga bombear mais sangue para o resto do organismo.
    • Para além disso, reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.
    • Melhora o sistema respiratório.
    • Os pulmões são órgãos elásticos, cuja capacidade de contracção e expansão depende dos músculos da parede torácica.
    • Com a natação, estes músculos fortalecem-se e, como resultado, a respiração permite-lhe uma maior oxigenação.
    • Fortalece as articulações.
    • A natação faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, para além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade.
    • A sua lubrificação interna também melhora, aliviando a dor causada pela artrose.
    • Sobe a auto-estima.
    • Os desportistas sentem-se mais independentes e seguros. No caso da natação, a estes benefícios acrescenta-se o facto da água permitir uma liberdade de movimentos que o trabalho a seco não proporciona. Isto favorece a vertente lúdica, facilitando o relaxamento mental.
  • 1, 2 ou 3 vezes por Semana

    2ª, 4ª, 6ª Feiras, Sábado e Domingo (escolha de horário/nível dependente de aula experimental)

     

    Crianças 5/6 anos (AMA)

    • 17h20/18h00 e 18h00/18h40
    • Sábado: 12h35/13h15, 15h00/15h40 e 15h40/16h20
    • Domingo: 9h45/10h25, 10h25/11h05, 10h30/11h10 e 11h10/11h50


    Crianças 7/12 anos (AMA, NIVEIS I E II)

    • 17h15/17h55, 17h55/18h35, 18h35/19h15, 18h40/19h20 e 19h20/20h00 
    • Sábado: 11h05/11h45, 11h45/12h25, 12h25/13h05 e 16h20/17h00
    • Domingo: 11h05/11h45, 11h45/12h25, 11h50/12h30, 12h25/13h05 e 12h30/13h10


    Adulto a partir 13 anos incl. (AMA, NIVEIS I E II)

    • 07h10/07h50, 07h50/08h30, 19h15/19h55, 19h45/20h25, 19h55/20h35, 20h00/20h40, 20h25/21h05 e 20h35/21h15

    1 x por semana – 22,00€  

    2 x por semana – 31,50€

    3 x por semana – 40,00€