Ser imigrante em Cascais

Acolher - Cascais

Ser Imigrante em Cascais quer conhecer os/as brasileiros/as que vivem neste Concelho

Há sentimento de pertença dos/as imigrantes brasileiros/as com o lugar que escolheram para viver no Concelho de Cascais? A fim de saber porque cada vez mais brasileiros/as elegem esta região, a Câmara Municipal de Cascais e a Casa do Brasil de Lisboa estão a produzir o documentário “Ser Imigrante em Cascais”, a ser realizado até Novembro de 2017, projeto financiado pelo Fundo de Asilo e Migrações no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Imigrantes de Cascais 2015-2017.

Partilhar experiências e vivências, alargar o conhecimento e a compreensão das construções sociais e culturais dos/as imigrantes no processo de integração no país, cidade e bairro de acolhimento, promover o diálogo intercultural, elevar a auto-estima e trabalhar o sentimento de pertença são os objetivos da curta-metragem.

Ao longo da narrativa serão contadas as histórias de vida de seis imigrantes brasileiros/as e suas relações com o local onde habitam. O produto final do projeto contará com um encarte com os testemunhos escritos de todos/as os/as participantes.

O documentário pretende, ainda, prevenir a exclusão e o isolamento da população, promover o empoderamento do/a imigrante, sensibilizar a sociedade ao acolhimento para as questões da multiculturalidade, dotar os/as imigrantes de conhecimentos e competências.

Pretendemos conhecer os/as imigrantes que habitam no concelho de Cascais e divulgar histórias,  descobertas, afetos, vínculos e o dia-a-dia da maior comunidade imigrante nesta região.

Mais informações:

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100018328306797&ref=bookmarks